quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

O Hobbit

Capa de O Hobbit Edição 5
Título: O Hobbit
Título Original: The Hobbit
Autora: J.R.R. Tolkien
Número de Páginas: 320
Editora: WMF Martin Fontes

Preço: R$22,41
Onde Comprar: americanas.com
Sinopse: Inesperadamente, Bilbo Bolseiro, um hobbit de vida confortável e tranquila no Condado recebe a visita de 13 anões e Gandalf que o arrastam em uma jornada através das montanhas e das terras ermas enfretando trolls, orcs, wargs, elfos para o resgate de um tesouro muito bem guardado por Smaug, o dragão. Bilbo se vê em diversas confusões e encontra algo que mudaria não só sua vida como de toda Terra-Média.

Resenha:
        A história começa com nosso pequeno hobbit, Bilbo, o Bolseiro, cuidando de sua pequena toca no Condado. Tudo parece tranquilo até a chegada de Gandalf, um mago conhecido da região por seus fogos de artifício espetaculares, com uma proposta "indecente" para nosso hobbit, uma aventura. Apesar dos esforços de Bilbo em recusar, Gandalf marca sua casa para a reunião da compania. No outro dia, logo no horário do chá, a campainha toca, o anfitrião vai até a porta pensando ser o mago, e se surpreende com um anão logo entrando em sua casa. A noite vai chegando e mais e mais anões chegam a sua humilde residência, até que um total de 13 anões, mais Gandalf se acomodam em sua casa. A partir dai, eles combinam o trajeto e partem para a aventura que mudará a vida de Bilbo para sempre. O objetivo é simples eles irão até a Montanha Solitária matar o dragão Smaug que roubou o tesouro da cidade perdida dos anões, mas é claro que passarão por muito mais desafios pelo meio do caminho.
        O livro é pequeno, mas cada página e capítulo possui história suficiente para você começar a ler e não largar mais. Diferentemente de O Silmarillion e O Senhor dos Anéis, O Hobbit possui uma linguagem mais simples e leve, tanto que eu recomendo para todos que não conseguiram ler as obras citadas anteriormente começar a ler Tolkien por esse livro. O livro possui humor, sim humor, e em uma boa parte humor um pouco negro. Possui algumas "falhas", digamos assim, com a história de O Senhor dos Anéis, mas são muito pequenas e não interferem com o enredo. Uma boa literatura para quem está começando a entrar no mundo dos livros e para todas as pessoas.

Mas... e o filme?
Cartaz do filme O Hobbit
Bom, eu particularmente gostei do filme em partes, achei ele bom, os efeitos especiais estavam perfeitos, no entanto algumas animações ficaram parecendo um tanto falsas (por exemplo os orcs e os wargs), não sei se é por causa da maior taxa de quadros por segundo, mas o filme em si foi bem feito. O que eu realmente não gostei foram a boa quantidade de modificações acerca dos acontecimentos do livro, primeiro que o orc Azog no livro já está morto por causa de seus ferimentos na guerra em que matou o avô de Thorin, Thrór, mas no filme ele aparece com um braço mecânico (já existiam próteses na idade média?) e perseguindo a companhia de Bilbo. Outras modificações foram alguns detalhes como onde eles perderam os burros e poneis, entre outros detalhes, mas uma que me incomodou bastante foi a aparição do mago Ragadast, onde no livro ele é citado mas não chega a se encontrar com os aventureiros e tudo o mais. Resumindo, o filme é bom, mas eles acabaram fazendo muita ligação com outras obras de Tolkien, modificaram a história bastante e, claro, dividiram um livro em 3 filmes, por mais que o livro tenha muita história acho um pouco de exagero por parte deles de fazer 3 filmes, acredito que com 2 filmes seria mais que o suficiente já que o primeiro já chegou até mais da metade do livro.

Uma última nota
O final (do livro) acabou me surpreendendo, esperava um outro tipo de final mais clichê, mas aprendi que nem todos os livros acabam do jeito que esperamos.

Espero que se lerem gostem e se entusiasmem a ler outros livros de Tolkien e sua Terra Média.

5 comentários:

  1. Sou doida para ler esse livro e todos do Senhor dos Anéis, pena que ainda não tive chance! Mas parece ser ótimo mesmo, amei a resenha :)

    http://mardeaquarela.blogspot.com.br/

    Beeijos

    ResponderExcluir
  2. Eu li o livro, assisti o filme e concordo completamente com você.
    O livro não é o tipo de leitura que me agrada taaaanto assim, por isso demorei um pouco para acabar, mas achei-o maravilhoso. O final igualmente me deixou pasma, pois não esperava de maneira alguma por isso. Acho que a linguagem mais fácil é porque é um livro infantil (e que para crianças seria difícil ler do mesmo jeito que os outros podem ser difícil para os mais velhos. Haha).

    O filme, sinceramente, não me agradou, apesar de ter sido muito bem feito. Ouvi dizer isso também sobre terem pego fatos de outras estórias do Tolkien, mas ainda assim foi um pouco desnecessário na minha opinião. A própria estória de O Hobbit já é maravilhosa e, por causa dessas modificações, ficou praticamente irreconhecível em vários pontos!! Fiquei desiludida e não tenho nem vontade de assistir os próximos filmes. Esperava muito mais... =/

    (Não tinha parado para pensar na prótese da Idade Média. XD)

    Beijos
    http://andressaandriao.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Eu ainda não li o livro, mas já vi o filme, portanto essas diferenças eu não pude notar. Porém já me falaram que tiveram alterações mesmo e que não estavam prejudicando. Só que ao ler a resenha vi que é ao contrário. qndo eu ler o livro eu volto aqui para dizer minha opinião mais concreta.

    bjs!

    http://lostmemoriesplace.blogspot.com
    http://contoseloranos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Adorei a sua resenha, ainda não li nenhum dos livros citados, mas quando puder irei lê-los. Pena que há alguns erros no filme em relação à fidelidade da essência do livro. Odeio quando isso acontece e tentam ganhar apenas dinheiro ao invés de serem fiéis ao livro.
    Abraços,
    Bruna Bacha
    http://blogcuriculturadebruna.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. gostei muito dessa resenha deu ate vontade ler esse livro

    ResponderExcluir